Laboratório

por Administrador
Publicado: 10/03/2021 - 00:33
Última modificação: 15/03/2022 - 09:34

Originário do Laboratório de Metalografia da então Faculdade Federal de Engenharia de Uberlândia, o Laboratório de Tribologia e Materiais (LTM), muito embora tenha sido criado na década de 1960, apenas a partir de 1984 passou a atuar de forma expressiva nas atividades de pesquisa e extensão, firmando-se como prestador de serviços à comunidade e pólo de pesquisa na Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente, é responsável pela linha de pesquisa Materiais-Tribologia do curso de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (Mestrado e Doutorado), classificado como de nível 7 pela CAPES.

A evolução natural do grupo teve como consequência a escolha inicial do estudo do desgaste por partículas abrasivas como linha mestra de suas atividades de pesquisa, prestação de serviços e ensino de pós-graduação. Um intenso trabalho de pesquisa na área de desgaste abrasivo foi e ainda tem sido desenvolvido, tanto no que diz respeito ao seu aspecto negativo (degradação de sistemas e otimização de materiais), quanto no seu aspecto positivo (usinagem de materiais frágeis). Ressalta-se ainda que, face à não disponibilidade no mercado nacional e internacional, a grande maioria da infraestrutura laboratorial para o estudo do desgaste abrasivo foi objeto de desenvolvimento, projeto e construção no próprio LTM.

Em sequência, intensas investigações foram iniciadas pelo grupo nas áreas de desgaste por deslizamento, tanto a seco quanto lubrificado. Hoje, o grupo expandiu seu campo de atuação para uma interação mais ampla entre a tribologia e a ciência dos materiais, sendo dada especial ênfase à tribologia de revestimentos e/ou modificações superficiais. O crescente desenvolvimento do LTM-UFU o tem transformado em referência nacional e internacional na área de tribologia.

Um dos grandes alavancadores do sucesso do LTM foi a visão, desde o seu início, da importância de uma cooperação efetiva e eficiente com o setor produtivo. Hoje, grande parte das pesquisas realizadas dentro do LTM destina-se a investigar desafios tribológicos presentes em grandes empresas do país. Estas cooperações, além de terem gerado importantes divisas para o país, através da diminuição efetiva de perdas econômicas associadas ao atrito e ao desgaste presentes nestas empresas, geram conhecimento fundamental de grande valor para a pesquisa em tribologia, conforme evidenciado pelo número e pela qualidade das publicações do grupo.

Professores participantes:

Prof. José Daniel Biasoli de Mello, PhD – Lattes http://lattes.cnpq.br/1696467778255755

Telefones: +55 (34)3239 4409/ +55 (34)3239 4186 - e-mail: ltm-demello@ufu.br

Profa. Henara Lillian Costa, PhD – Lattes http://lattes.cnpq.br/8973820249465087

Telefones: +55 (53)3293 5337 - e-mail: ltm-henara@ufu.br; henaracosta@furg.br

Prof. Dr. Washington Martins da Silva Jr. – Latteshttp://lattes.cnpq.br/2993173987424895

Telefones: +55 (34) 3239 4186 - e-mail: washington.martins@gmail.com; washington.martins@ufu.br;

Horário de atendimento:
07h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30.
Endereço:
Av. João Naves de Ávila - 2121 - Bloco 5K, 2o piso - Bairro Santa Mônica