Acontece

O papel da Universidade Federal de Uberlândia nos objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Laprosolda tem membros envolvidos em projetos de desenvolvimento sustentável ligados à ONU
por Administrador
Publicado: 08/06/2022 - 08:01
Última modificação: 09/06/2022 - 11:19

A Organização das Nações Unidas (ONU) é formada por 193 países e possui desafios relacionados à melhoria da qualidade de vida. Em 2015, líderes internacionais concordaram em implementar 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), direcionados a países de baixa e média renda. Isto deve garantir, até 2030, que os habitantes vivenciem um maior nível de paz e prosperidade.

Cada país da ONU deve medir seu progresso anualmente para monitorar os indicadores de cada ODS.

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Associação Brasileira de Soldagem (ABS) recentemente aceitaram o desafio de mostrar como a indústria da soldagem é capaz de contribuir para a melhoria do progresso do Brasil em atingir os 17 ODS.

Este relatório, elaborado por Chris Smallbone, ex-presidente do Instituto Internacional de Soldagem (IIW), e o Prof. Luiz Paes, membro do Centro para Pesquisa e Desenvolvimento de Processos de Soldagem (LAPROSOLDA) da UFU, apresenta como a UFU, a ABS e a indústria de soldagem podem contribuir positivamente a atingir os ODS e melhorar a qualidade de vida do brasileiro. Futuramente, é de interesse da UFU e da ABS traçar estratégias de benefício mútuo e planos de ação com o apoio do governo brasileiro e da indústria com o intuito de atingir um progresso significativo em áreas nas quais seus membros são especialistas.

 

Os 17 objetivos são:

 

1 – Erradicação da pobreza – erradicar a pobreza em todas as suas formas e em todos os lugares.

2 – Fome zero e agricultura sustentável – acabar com a fome, atingir segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover agricultura sustentável.

3 – Saúde e bem-estar – garantir vida saudável e promover o bem-estar em todas as idades.

4 – Educação de qualidade – garantir educação inclusiva e igualitária, além de promover oportunidades de aprendizado contínuo a todos.

5 – Igualdade de gênero – atingir a igualdade de gênero e o empoderamento feminino de mulheres e meninas

6 – Água limpa e saneamento – Garantir a disponibilidade e sustentabilidade da água, assim como o gerenciamento sanitário a todos.

7 – Energia limpa e acessível – Garantir acesso a energias com baixo custo, confiáveis, modernas e sustentáveis para todos.

8 – Trabalho decente e crescimento econômico – promover o crescimento sustentável, inclusivo, com empregabilidade e trabalho decente para todos.

9 – Inovação e infra-estrutura – construir uma infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e incentivar a inovação.

10 – Redução das desigualdades – reduzir as desigualdades dentro e entre países

11 – Cidades e comunidades sustentáveis – construir cidades e assentamentos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis

12 – Consumo e produção responsáveis – garantir padrões de consumo e produção sustentáveis

13 – Ação contra mudança global do clima – elaborar ações urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos

14 – Vida na água – Conservar e usar os oceanos, mares e recursos marinhos de forma sustentável

15 – Vida terrestre – Proteger, restaurar e promover o uso sustentável de ecossistemas terrestres, gerenciar as florestas de forma sustentável, combater a desertificação, assim como deter a degradação da terra e da biodiversidade.

16 – Paz, justiça e instituições eficazes – promover sociedades inclusivas para o desenvolvimento sustentável, fornecer acesso à justiça para todos e construir instituições inclusivas, responsáveis e efetivas para todos os níveis.

17 – Parcerias e meios de implementação – fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global visando o desenvolvimento sustentável.

 

Almeja-se que este relatório estimule ideias na comunidade brasileira. Os autores Chris Smallbone (allbones@iinet.net.au), e Luiz Paes (luiz.paes@ufu.br) estão dispostos a discutir e disseminar estas informações para a melhoria dos ODS.  

 

Interface gráfica do usuário

Descrição gerada automaticamente