Laboratório

Laboratório de Mecânica de Estruturas "Prof. José Eduardo Tannus Reis"

LMEst
por Administrador
Publicado: 09/03/2021 - 23:47
Última modificação: 16/05/2022 - 16:57

O Laboratório de Mecânica de Estruturas, criado em 2000, tem por objetivo o desenvolvimento do ensino e pesquisa aplicada relacionados com o estudo do comportamento estático e dinâmico de sistemas estruturais, com ênfase nos seguintes aspectos:

• controle passivo, híbrido e ativo de vibrações utilizando diferentes estratégias, tais como aquelas baseadas no uso de materiais viscoelásticos, absorvedores dinâmicos de vibrações, transdutores piezelétricos combinados com circuitos elétricos shunt, sensores e atuadores piezelétricos, e materiais com memória de forma;
  • problemas inversos em dinâmica estrutural: identificação de forças excitadoras a partir de respostas vibratórias, identificação de tensões residuais e cargas externas a partir de respostas vibratórias;
  • monitoramento de integridade estrutural usando respostas dinâmicas, com ênfase no uso de transdutores piezelétricos e na técnica baseada na impedância eletromecânica;
  • modelagem de sistemas mecânicos acoplados: piezeletricidade, interação fluido-estrutura, processos termomecânicos;
  • análise estrutural probabilística: propagação de incertezas, confiabilidade estrutural;
  • otimização estrutural: otimização multidisciplinar, otimização multicritérios, otimização robusta.

O LMEst desenvolve suas atividades de pesquisa com financiamento das agências governamentais de fomento (FINEP, CNPq e FAPEMIG) e de empresas industriais parceiras (EMBRACO, Multibrás e EMBRAER). Além disso, privilegia fortemente a cooperação internacional com outras instituições, com as quais realiza intercâmbio de pesquisadores: Laboratoire de Mécanique Appliquée Raymond Chaléat, Besançon, França, Institut National des Sciences Appliquées de Rouen, França, Office National d'Études et Recherches Aéroespatiales, França.

No dia 24 de outubro de 2007, foram inauguradas as novas instalações do LMEst, localizadas no Bloco 1O do Campus Santa Mônica, tendo sido, como homenagem, associado ao laboratório o nome do Professor José Eduardo Tannús Reis, professor aposentado do Instituto de Física da UFU, reconhecido por sua contribuição ao ensino de Engenharia da UFU.  As obras de reforma foram realizadas com recursos da UFU, complementadas com o patrocínio da empresa EMBRACO.

Horário de atendimento:
07h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30.
Coordenador(a): Helder Barbieri Lacerda
+55 34 3239-4017